sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Aula no Laboratório - Profª Raquel e o Prof. Gelson


A atividade

Foram realizadas três aulas no laboratório com os 3º B, C e E. Com os 3º A e D duas aulas.
Na primeira aula os alunos foram orientados sobre o funcionamento de um laboratório (quais as funções dos profissionais desta área e os cuidados necessários para sua utilização). Posteriormente observaram as estruturas do microscópio e suas funções. Eles aprenderam a fazer a montagem de uma lâmina, visualizando a Elodea.
Na aula seguinte os alunos montaram a lâmina com a água do lago, utilizando os cartões informativos identificaram as espécies visualizadas pelo microscópio.
Na última aula, os alunos observaram as lâminas com tomate e cebola e fizemos também o experimento da extração de DNA.
Em todas as aulas foram passadas aos alunos questões para entrega de relatório em grupo.


 Relato dos alunos

Laura F. Brandão
            “Nas aulas de laboratório observamos células por meio do microscópio de diferentes organismos. Dia 10 de agosto, tivemos nossa primeira aula de experiência. Aprendemos como nos comportar dentro daquele ambiente e como utilizar o microscópio. A professora nos apresentou a planta Elodea e fizemos a montagem da lâmina deste organismo. Usamos os três tipos de lentes para visualizarmos cada vez mais perto a planta... Nossa professora incrementou nossas aulas com perguntas sobre o que foi estudado. Aprendemos muito com estas idas ao laboratório.”
Nathalia Brandão de Moura Barros
            “...No dia 17 de agosto tivemos a segunda aula prática e fizemos a observação dos protistas: euglena, rotífera e paramécio. Todos os alunos fizeram a observação dos mesmos vendo cada um se movimentar...As aulas práticas em Biologia são bem aproveitadas, pois os alunos têm mais interesse em conhecer sobre os assuntos apresentados e é bem melhor de se aprender.”

Rebeca Cardoso Silva
            “...Dia 17 de agosto, na última aula de laboratório, visualizamos o tomate e a cebola...Em seguida vimos a extração de DNA do suco do morango, que continha álcool e detergente. Foi utilizado um palito de madeira para mexer levemente o tubo de ensaio com a solução dentro, sendo possível ver as moléculas de DNA se unindo em volta do palito...”


 Guilherme Gomes
            “Achei muito diferente as duas aulas, sempre quis ver um microscópio, analisar alguma coisa nele, nessas duas aulas tive a oportunidade de observar...Gostei bastante da primeira aula, superou minhas expectativas sobre o microscópio, gostaria que tivesse mais aulas desse jeito. O microscópio foi muito bacana e a professora explicou sobre a planta e seu reino...A oficina foi divertida, foi uma experiência diferente na minha vida. Outras pessoas deveriam ter essa oportunidade de ver e conhecer uma oficina e experimentar o que aprendemos nessa semana.”

 Inara Caroline dos Santos Silva
            “...As aulas em laboratório foram muito mais produtivas e interessantes, porque aprendemos com mais facilidade a cada tema apresentado, com o auxílio de equipamentos bons e de boa qualidade. Tudo ocorreu de uma maneira mais tranquila e agradável.”


Priscila Fernandes Santana Costa
            “...Todas as escolas deveriam ter um laboratório apropriado, para que os alunos pudessem ter aulas diferenciadas e menos repetitivas e sem dúvidas todos iriam interagir mais com a matéria que está sendo aplicada ali.”
Matheus Lopes de Almeida
               “Nossas três aulas com microscópio foram bastante interessantes e dinâmicas. A primeira aula foi para os alunos conhecerem melhor cada parte e função do microscópio, como por exemplo, a lente ocular e a lente objetiva...Pelo que eu observei, a sala ficou muito animada para as aulas.”



 Matheus Carlos Miranda
            “...Essas aulas no laboratório foram muito importantes para o nosso aprendizado em Biologia e Química.”

Gabriel de Andrade
            “Na primeira aula que a professora deu quando passou o texto: Conhecendo o microscópio e suas estruturas, me interessei porque através do microscópio pode-se ver estruturas muito pequenas e diferentes...”



Jared de Jesus Silva
            “Confesso que não tinha ido muito ao laboratório, a primeira vez lembro-me que foi no segundo ano do ensino médio na aula de química, onde o experimento era uma mudança de cor feita com chá de repolho roxo. Foi bem legal, eu esperava que o professor ensinasse a fazer uma bomba caseira ou um vulcão em erupção que nem daqueles filmes americanos, infelizmente para mim não foi como eu queria...Esse ano foi bem diferente, tivemos duas aulas na matéria de Biologia...Amei cada detalhe das experiências! É bem difícil escolher o meu preferido, o que posso dizer é que os experimentos me trouxeram conhecimento e experiência, com métodos diferentes, vou sentir falta disso, porém vou levar para minha vida toda, foi divertido e proveitoso observar através do microscópio esses seres que eu não fazia ideia que existiam, agora eu sei que tem muita coisa intrigante por aí.” 







Nenhum comentário:

Postar um comentário