A atividade
Foram realizadas três aulas no laboratório
com os 3º B, C e E. Com os 3º A e D duas aulas.
Na primeira aula os alunos foram
orientados sobre o funcionamento de um laboratório (quais as funções dos
profissionais desta área e os cuidados necessários para sua utilização).
Posteriormente observaram as estruturas do microscópio e suas funções. Eles aprenderam
a fazer a montagem de uma lâmina, visualizando a Elodea.
Na aula seguinte os alunos montaram a
lâmina com a água do lago, utilizando os cartões informativos identificaram as
espécies visualizadas pelo microscópio.
Na última aula, os alunos observaram as
lâminas com tomate e cebola e fizemos também o experimento da extração de DNA.
Em todas as aulas foram passadas aos
alunos questões para entrega de relatório em grupo.
Relato dos alunos
Laura F. Brandão
“Nas aulas de laboratório observamos
células por meio do microscópio de diferentes organismos. Dia 10 de agosto,
tivemos nossa primeira aula de experiência. Aprendemos como nos comportar
dentro daquele ambiente e como utilizar o microscópio. A professora nos
apresentou a planta Elodea e fizemos
a montagem da lâmina deste organismo. Usamos os três tipos de lentes para
visualizarmos cada vez mais perto a planta... Nossa professora incrementou
nossas aulas com perguntas sobre o que foi estudado. Aprendemos muito com estas
idas ao laboratório.”
Nathalia Brandão de Moura Barros
Rebeca Cardoso Silva
“...Dia 17 de agosto, na última aula
de laboratório, visualizamos o tomate e a cebola...Em seguida vimos a extração
de DNA do suco do morango, que continha álcool e detergente. Foi utilizado um
palito de madeira para mexer levemente o tubo de ensaio com a solução dentro,
sendo possível ver as moléculas de DNA se unindo em volta do palito...”
“...As aulas em laboratório foram muito mais produtivas e interessantes, porque aprendemos com mais facilidade a cada tema apresentado, com o auxílio de equipamentos bons e de boa qualidade. Tudo ocorreu de uma maneira mais tranquila e agradável.”
Priscila Fernandes Santana Costa
“...Todas as escolas deveriam ter um laboratório apropriado, para que os alunos pudessem ter aulas diferenciadas e menos repetitivas e sem dúvidas todos iriam interagir mais com a matéria que está sendo aplicada ali.”
Matheus Lopes de Almeida
“Nossas três aulas com microscópio foram bastante interessantes e dinâmicas. A primeira aula foi para os alunos conhecerem melhor cada parte e função do microscópio, como por exemplo, a lente ocular e a lente objetiva...Pelo que eu observei, a sala ficou muito animada para as aulas.”
Matheus Carlos Miranda
“...Essas
aulas no laboratório foram muito importantes para o nosso aprendizado em
Biologia e Química.”
Gabriel de Andrade
“Na primeira aula que a professora
deu quando passou o texto: Conhecendo o microscópio e suas estruturas, me
interessei porque através do microscópio pode-se ver estruturas muito pequenas
e diferentes...”
Jared de Jesus Silva
“Confesso
que não tinha ido muito ao laboratório, a primeira vez lembro-me que foi no
segundo ano do ensino médio na aula de química, onde o experimento era uma
mudança de cor feita com chá de repolho roxo. Foi bem legal, eu esperava que o
professor ensinasse a fazer uma bomba caseira ou um vulcão em erupção que nem
daqueles filmes americanos, infelizmente para mim não foi como eu queria...Esse
ano foi bem diferente, tivemos duas aulas na matéria de Biologia...Amei cada
detalhe das experiências! É bem difícil escolher o meu preferido, o que posso
dizer é que os experimentos me trouxeram conhecimento e experiência, com
métodos diferentes, vou sentir falta disso, porém vou levar para minha vida
toda, foi divertido e proveitoso observar através do microscópio esses seres
que eu não fazia ideia que existiam, agora eu sei que tem muita coisa
intrigante por aí.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário