domingo, 20 de novembro de 2016

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Observação no laboratório - Profª Natáli

Conteúdos trabalhados

Preparo do que é feito o papel, esta aula foi muito importante para que os alunos se familiarizassem com as lentes e o botão do foco dos microscópios.
Visualização de eucariotos microscópicos, nesta aula os alunos fizeram um paralelo com os conteúdos do currículo que fazem menção aos microrganismos.
Visualização de célula vegetal da Elódea, foi contemplada nessa aula o conceito de célula e dos cloroplastos relembrando o processo de fotossíntese das plantas.
Visualização de célula vegetal da cebola, foi contemplada nessa aula o conceito de célula e de núcleo celular que carrega o material genético do ser vivo, suas características.
Visualização de célula vegetal do tomate, foi contemplada nessa aula o conceito de célula.
Esfregaço da mucosa da bochecha, visualização de célula animal, nesta aula foram trabalhadas as diferenças estruturais entre célula vegetal e animal.


Práticas desenvolvidas

Lâmina já preparada para observação;
Lâmina do jornal;
Lâmina dos eucariotos microscópicos;
Lâmina da célula vegetal da Elódea;
Lâmina da célula vegetal da cebola;
Lâmina da célula vegetal do tomate;
Lâmina da mucosa da bochecha, visualização de célula animal.


O desenvolvimento das atividades
Os alunos tiveram plena liberdade para o preparo das laminas e o manuseio dos microscópios, foram divididos em grupos e realizaram as atividades com o auxílio do professor, de alunos monitores e outros que demonstraram mais habilidade no manuseio do microscópio e produção de laminas.

No final de cada aula eles ajudavam na arrumação da sala e os monitores realizavam a lavagem e organização de laminas, lamínulas e microscópios.














Aula no Laboratório - Profª Raquel e o Prof. Gelson


A atividade

Foram realizadas três aulas no laboratório com os 3º B, C e E. Com os 3º A e D duas aulas.
Na primeira aula os alunos foram orientados sobre o funcionamento de um laboratório (quais as funções dos profissionais desta área e os cuidados necessários para sua utilização). Posteriormente observaram as estruturas do microscópio e suas funções. Eles aprenderam a fazer a montagem de uma lâmina, visualizando a Elodea.
Na aula seguinte os alunos montaram a lâmina com a água do lago, utilizando os cartões informativos identificaram as espécies visualizadas pelo microscópio.
Na última aula, os alunos observaram as lâminas com tomate e cebola e fizemos também o experimento da extração de DNA.
Em todas as aulas foram passadas aos alunos questões para entrega de relatório em grupo.


 Relato dos alunos

Laura F. Brandão
            “Nas aulas de laboratório observamos células por meio do microscópio de diferentes organismos. Dia 10 de agosto, tivemos nossa primeira aula de experiência. Aprendemos como nos comportar dentro daquele ambiente e como utilizar o microscópio. A professora nos apresentou a planta Elodea e fizemos a montagem da lâmina deste organismo. Usamos os três tipos de lentes para visualizarmos cada vez mais perto a planta... Nossa professora incrementou nossas aulas com perguntas sobre o que foi estudado. Aprendemos muito com estas idas ao laboratório.”
Nathalia Brandão de Moura Barros
            “...No dia 17 de agosto tivemos a segunda aula prática e fizemos a observação dos protistas: euglena, rotífera e paramécio. Todos os alunos fizeram a observação dos mesmos vendo cada um se movimentar...As aulas práticas em Biologia são bem aproveitadas, pois os alunos têm mais interesse em conhecer sobre os assuntos apresentados e é bem melhor de se aprender.”

Rebeca Cardoso Silva
            “...Dia 17 de agosto, na última aula de laboratório, visualizamos o tomate e a cebola...Em seguida vimos a extração de DNA do suco do morango, que continha álcool e detergente. Foi utilizado um palito de madeira para mexer levemente o tubo de ensaio com a solução dentro, sendo possível ver as moléculas de DNA se unindo em volta do palito...”


 Guilherme Gomes
            “Achei muito diferente as duas aulas, sempre quis ver um microscópio, analisar alguma coisa nele, nessas duas aulas tive a oportunidade de observar...Gostei bastante da primeira aula, superou minhas expectativas sobre o microscópio, gostaria que tivesse mais aulas desse jeito. O microscópio foi muito bacana e a professora explicou sobre a planta e seu reino...A oficina foi divertida, foi uma experiência diferente na minha vida. Outras pessoas deveriam ter essa oportunidade de ver e conhecer uma oficina e experimentar o que aprendemos nessa semana.”

 Inara Caroline dos Santos Silva
            “...As aulas em laboratório foram muito mais produtivas e interessantes, porque aprendemos com mais facilidade a cada tema apresentado, com o auxílio de equipamentos bons e de boa qualidade. Tudo ocorreu de uma maneira mais tranquila e agradável.”


Priscila Fernandes Santana Costa
            “...Todas as escolas deveriam ter um laboratório apropriado, para que os alunos pudessem ter aulas diferenciadas e menos repetitivas e sem dúvidas todos iriam interagir mais com a matéria que está sendo aplicada ali.”
Matheus Lopes de Almeida
               “Nossas três aulas com microscópio foram bastante interessantes e dinâmicas. A primeira aula foi para os alunos conhecerem melhor cada parte e função do microscópio, como por exemplo, a lente ocular e a lente objetiva...Pelo que eu observei, a sala ficou muito animada para as aulas.”



 Matheus Carlos Miranda
            “...Essas aulas no laboratório foram muito importantes para o nosso aprendizado em Biologia e Química.”

Gabriel de Andrade
            “Na primeira aula que a professora deu quando passou o texto: Conhecendo o microscópio e suas estruturas, me interessei porque através do microscópio pode-se ver estruturas muito pequenas e diferentes...”



Jared de Jesus Silva
            “Confesso que não tinha ido muito ao laboratório, a primeira vez lembro-me que foi no segundo ano do ensino médio na aula de química, onde o experimento era uma mudança de cor feita com chá de repolho roxo. Foi bem legal, eu esperava que o professor ensinasse a fazer uma bomba caseira ou um vulcão em erupção que nem daqueles filmes americanos, infelizmente para mim não foi como eu queria...Esse ano foi bem diferente, tivemos duas aulas na matéria de Biologia...Amei cada detalhe das experiências! É bem difícil escolher o meu preferido, o que posso dizer é que os experimentos me trouxeram conhecimento e experiência, com métodos diferentes, vou sentir falta disso, porém vou levar para minha vida toda, foi divertido e proveitoso observar através do microscópio esses seres que eu não fazia ideia que existiam, agora eu sei que tem muita coisa intrigante por aí.” 







quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Potenciação com o professor Renato Lima

O prof. Renato explica-nos sobre a potenciação, um conteúdo que muitos encontram dificuldades sendo facilitado por ele!



domingo, 11 de setembro de 2016

Projeto - Era uma vez... Brasil

Iniciarei esta postagem pelos parabéns!



Um enorme parabéns, então, ao aluno Gustavo, participante do projeto Era Uma Vez... Brasil que ganhou uma viagem à Portugal com mais vinte estudantes da São Paulo e grande São Paulo acompanhados pelo escritor Laurentino Gomes, autor do livro 1808, para conhecerem um pouco mais da história da vinda da família real ao Brasil. Mas também, o parabéns se estende aos demais estudantes que participaram do projeto.

Também, um enormíssimo aplauso à prof. ª Rosa que acreditou no projeto e acima de tudo, acreditou em seus alunos.

E  estendo os parabéns ao inspetor de alunos, Leandro, que colaborou enormemente na primeira etapa do projeto auxiliando as gravações.

O projeto contou com três etapas, ou melhor, está na sua terceira ainda. Na primeira, realizada na
própria escola, os alunos fizeram pesquisas acerca da vinda da família real ao Brasil. Confeccionaram histórias em quadrinhos sobre o tema, artigos de opinião e a gravação de um vídeo-depoimento.
Na segunda, os que passaram desta fase inicial, ficaram por seis dias em um Campus onde desenvolveram ainda mais os seus estudos acerca do tema com atividades de reflexão, arte, capoeira, aulas de teatro e a gravação de um curta-metragem que pode ser conferido na página do facebook da Origem Produções. (clique aqui - procure o curta 'A Aliança', produção do grupo do Gustavo)


“O Projeto ‘Era uma vez... Brasil ‘ foi na realidade, um grande trabalho de equipe. O Prof. Jorge Venturini vestiu a camisa do Projeto e correu com as histórias em quadrinhos, explicando, orientando e cuidando para que saíssem perfeitas! Prof. Coord. Carrasco, foi várias vezes às salas incentivar os alunos. Prof. Sidnei idem. Profa. Coord. Angela Marta, sempre incentivando, propondo alternativas... Os meninos do 2.A - Herick e Thiago que gentilmente ofereceram auxílio e ajudaram, fazendo com 100% de acertos, todo o processo de inscrição dos alunos dos 9s. anos D e E. O aluno Thales (do Grêmio) auxiliou na filmagem individual de alguns alunos e na edição do vídeo, e o Prof. Tiago Henrique Pinheiro (Português), que fechou com chave de ouro o processo de edição final das filmagens. Portanto, se não fosse tanta gente maravilhosa junto comigo, de toda essa força, desse trabalho conjunto, tenho certeza de que eu, sozinha, não conseguiria chegar até o fim. Essa foi, sem dúvida, uma das boas experiências da minha vida. Agradeço a todos, que direta ou indiretamente se envolveram e se tornaram responsáveis pelo sucesso desse projeto...” – Profª Rosa


Parafraseando um pensamento de Luckesi, em que, temos o produto e o processo, ambos são importantes, pois não há produto sem o processo e todo o processo almeja um resultado, o seu produto. Assim, o prêmio tem a sua importância, mas não reduz, como apenas aumenta o valor do processo, do ensino e do aprendizado que fizeram tudo isso se mover, do Gustavo ter conquistado esta viagem – de ter acreditado que ele podia, acreditado na gana da professora -, do esforço da professora Rosa, como o do Leandro em apoiá-la, de não terem deixado as engrenagens pararem no meio da construção de tudo, mas de terem prosseguido, deste processo, em que o valor de crer em seus alunos, de apostar e fazer com que tudo acontecesse, de todo o aprendizado disto, ou seja, temos o produto, o resultado de acreditar na Educação e de que ela é sim possível e transformadora, que o protagonismo, que os jovens têm muito a oferecer, basta acreditarmos e construir a escola, não para eles, mas com eles construir um mundo significativo por meio do conhecimento!